10 dezembro 2013

Porque o Orkut era melhor que o Facebook

(Sim, eu sei que faz mais de 1 ano que eu não posto. Sim, eu sei que eu deveria fazer um post de retorno. Sim, sim, eu também sei que esse post é só reclamação. Mas me deixem :3.)

Eu simplesmente me sinto atônita com o fato de tanta gente ainda relembrar o Orkut com maus olhos. Boa parte dos brasileiros que hoje acessam o Facebook compartilharam de bons momentos na antiga rede social, e, mesmo assim, fazem questão de enaltecer apenas os gifs multi-coloridos que piscavam aqui e acolá de vez em quando.

Pois vou lhes dizer o porquê de o Orkut ser muito superior ao querido e americano Facebook. *Inserir aqui hashtag treta*.

http://img.orkutei.com.br/leio/37.gif
Saudades eternas.
A primeira coisa é o fato de que no Facebook as coisas simplesmente pulam na sua cara sem você ter muito controle. A rede é muito mais invasiva. Você pode ir lá e cancelar o feed ou parar de seguir as páginas que lhes tiram a paciência, mas ainda vê o comentário que algum amigo seu fez no post de outra pessoa, e logicamente eles também veem quando acontece o contrário - quando é você quem comenta em algum outro lugar. Eu simplesmente detesto isso e sinto meu espaço invadido o tempo todo, sem poder impedir que isso aconteça; se quero impedir que meus amigos vejam tudo o que comento, tenho que pedir para ELES configurarem isso no perfil deles. Algo que EU deveria fazer já que é a MINHA privacidade.

Eu não me recordo como isso acontecia no Orkut no início, e isso já é um bom sinal porque significa que não me dava dor de cabeça. A única coisa que lembro é que você podia ver no seu feed quando algum amigo postava fotos. Lá você não via o que seus amigos comentavam em comunidades, diferente das páginas do Facebook.

Outra coisa que incomoda no Facebook é a onda zoeira que toma conta de lá. Parece que quanto maior a inclusão digital, maior é a babaquice que se encontra nos nichos. Não que o Orkut fosse isento disso (por favor, lá era o lar da zueira s2), mas pelo menos lá você podia filtrar melhor. Podia escolher comunidades da zoeira, mas podia também participar de debates interessantes e sérios. Inclusive, filtrando bem o Orkut se tornava um ótimo lugar para pesquisa, (consertei um modem pesquisando na comunidade do respectivo modem).

http://www.imagensfacebook.net/wp-content/uploads/2013/08/chega-de-zueira.jpg
Tentador
Hoje em dia, no Facebook, não tem como conversar seriamente sobre qualquer assunto, as pessoas querem apenas zoar, e isso, me desculpem, é um saco. Se você leva um debate a sério acaba se tornando o chato sem graça. No Orkut, ao menos, você encontrava gente que se interessava em conversar de maneira decente, pelo menos vez ou outra.

Mas no Facebook não importa o quão sério seja o tema que você procura, de política a história, de livros a filosofia, você sempre - repito - S-E-M-P-R-E vai se sentir extremamente mal se for a procura de informação concreta ou discussão com pontos de vistas, pois para o Facebook, tudo é motivo de piada. Tudo é HUE HUE. Tá legal, engraçado, mas tem limite. Chega um momento que você quer conversar, só conversar. Só isso. Mais nada.

Só posso dizer que sinto falta de uma rede social como o Orkut, e espero que o reinado do Facebook acabe logo, porque infelizmente ele matou todas as outras redes sociais e fóruns semelhantes, não restando outro lugar para socializar na internet (ao menos em português) que não seja ele próprio.

0 comentários:

Postar um comentário